Artigos

A importância dos cuidados pré-operatórios

Quando se opta por qualquer cirurgia plástica é preciso ter em mente a importância dos cuidados pré-operatórios, fundamentais para um bom resultado cirúrgico. O êxito de uma cirurgia plástica pode ser influenciado pelo modo como o paciente se dedicou a esses cuidados antes da operação. Se não forem seguidos adequadamente, mesmo que a cirurgia ocorra conforme o esperado, aumenta a chance de ocorrer certas complicações e resultados indesejados.

A alimentação é o primeiro passo. É essencial que o paciente esteja com o aporte nutricional em dia. Qualquer deficiência alimentar pode atrapalhar a cicatrização e facilitar sangramentos. A escolha de uma dieta balanceada deve ser feita meses antes. Outra recomendação importante é parar de fumar pelo menos 30 dias antes da cirurgia, pois a nicotina piora muito a circulação. Além disso, o cigarro é um fator de risco para surgimento de trombose e embolia pulmonar.

Deve ser feita também a suspensão de medicamentos anticoagulantes, que aumentam o risco de hematomas e hemorragias. Para mulheres, deve ser feita uma avaliação especial levando em consideração o anticoncepcional. Outras recomendações pré-operatórias podem variar conforme a cirurgia a ser feita. O ideal é procurar o cirurgião plástico algum tempo antes da data em que a operação será realizada e conversar com o médico sobre o que deve ser feito.

Dr. Tárik Nassif Cirurgia Plástica
Site: www.plasticatariknassif.com.br
Instagram: www.instagram.com/drtariknassif/
Facebook:  www.facebook.com/drtariknassif/?fref=ts
Twitter: www.twitter.com/NassifTarik
Youtube: www.youtube.com/channel/UCVzCGKvxp9KleNT8oBMv83w

Contato