Artigos

Cirurgia Plástica Estética x Reparadora: Qual a diferença?

A busca por cirurgias plásticas aumenta todos os anos, mas nem sempre são motivadas por razões estéticas. Apesar do desejo de fazer alguma melhoria no corpo ainda ser a razão principal que leva a maioria das pessoas aos cirurgiões plásticos, os procedimentos cirúrgicos podem e devem ser aplicados com o caráter reparador. Mas, qual a diferença? 

A cirurgia plástica reparadora tem como objetivo corrigir lesões deformantes, defeitos congênitos ou adquiridos em acidentes, e é considerada tão necessária quanto qualquer outra intervenção cirúrgica. Por essa razão, esses procedimentos são os únicos gratuitos previstos por lei. A cirurgia reparadora busca recuperar as funções e restabelecer a forma das estruturas operadas a mais próxima do normal. A cirurgia plástica estética, por outro lado, é feita sem razões médicas, baseando-se apenas no desejo do paciente. Ou seja, não há melhorias com base no estado de saúde do paciente.

É fundamental ter em mente que cirurgia plástica não é apenas um tratamento de beleza. Por ser uma intervenção cirúrgica, envolve riscos e o paciente precisa atender pré-requisitos para estar apto ao procedimento. Seja qual for a razão (estética ou reparadora), busque ajuda de um bom cirurgião plástico e esteja disposto a cumprir todos os cuidados pós-operatórios necessários.