Artigos

Cirurgia plástica pós-parto: Tudo o que você sempre quis saber

Estrias, flacidez, manchas na pele, inchaço, mudanças no contorno corporal… não são poucas as alterações físicas e biológicas pelas quais o corpo feminino passa a longo da gravidez. E, após o parto, junto com a alegria da maternidade, podem vir também questões de imagem corporal e autoestima.

Sabemos que a cirurgia plástica é uma valiosa aliada na resolução de conflitos nesses âmbitos. A abdominoplastia, a lipoaspiração, a mamoplastia de redução e a mastopexia, para levantar os seios são as campeãs de procura entre as novas mamães, enquanto a mamoplastia de aumento pode ser indicada para pacientes que, após a amamentação, tiveram uma redução significativa do volume mamário, sem que houvesse ptose (queda) da mama. Mas será que é interessante lançar mão desse recurso já no período pós-parto?

Na verdade, o recomendado é aguardar um período de pelo menos seis meses após o parto, e três a seis meses após o fim da amamentação, com a interrupção da produção de leite, estabilização hormonal e involução das mamas, para que o organismo tenha tempo de se recuperar adequadamente, e seja possível avaliar o retorno ou não da mulher ao peso normal.

Deve ser levado em conta também o período pós-operatório, que muitas vezes exige repouso e cuidados especiais, o que pode ser complicado com a presença de um bebê no lar. Por fim, vale lembrar também que a cirurgia plástica não é um método de emagrecimento, e sim de harmonização física e estética, e deve estar associada a hábitos saudáveis para potencializar e manter sua eficácia. Em caso de dúvidas, converse com seu cirurgião.

.
.
_  As informações contidas neste perfil social possuem caráter informativo, portanto não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.  Dr. Tarik Nassif • Médico • CRM 129887/SP • RQE 46832.

Dr. Tárik Nassif Cirurgia Plástica
Site: www.plasticatariknassif.com.br
Instagram: www.instagram.com/drtariknassif/
Facebook:  www.facebook.com/drtariknassif/?fref=ts
Twitter: www.twitter.com/NassifTarik
Youtube: www.youtube.com/channel/UCVzCGKvxp9KleNT8oBMv83w