Artigos

Como prevenir fibrose após cirurgias plásticas

A fibrose é considerada um problema de cicatrização que pode surgir após um procedimento cirúrgico, gerando áreas irregulares e deformidades nas regiões operadas. Durante a cicatrização interna de uma área do corpo que foi lipoaspirada, por exemplo, a adesão da pele pode não ocorrer da maneira adequada, levando ao surgimento da fibrose.

Para evitar esse problema são necessários alguns cuidados básicos durante o pós-operatório. Em primeiro lugar é preciso utilizar corretamente a cinta cirúrgica para que haja uma compressão adequada e homogênea; evite dobras ou vincos e use-a constantemente pelo período recomendado pelo cirurgião.

A drenagem linfática deve ser feita regularmente (conforme a necessidade) para remover edemas e hematomas, ajudando a moldar a região operada. Hidratar a pele do local e manter uma dieta balanceada também são passos essenciais para a boa cicatrização. Repouse pelo tempo que o médico julgar necessário e evite roupas apertadas. Com os cuidados corretos o risco de fibrose diminui significativamente e os resultados serão ainda mais satisfatórios.

Dr. Tárik Nassif Cirurgia Plástica
Site: www.plasticatariknassif.com.br
Instagram: www.instagram.com/drtariknassif/
Facebook:  www.facebook.com/drtariknassif/?fref=ts
Twitter: www.twitter.com/NassifTarik
Youtube: www.youtube.com/channel/UCVzCGKvxp9KleNT8oBMv83w

Contato