Artigos

Diferença entre Queloide e Cicatriz Hipertrófica

Um medo constante entre aqueles que serão submetidos a cirurgias plásticas é a possível existência de cicatrizes hipertróficas ou formações de queloides. Ambas são ocasionadas pela proliferação excessiva de colágeno. Contudo, é preciso diferenciá-las, pois não são sinônimos.

Queloides são cicatrizes em alto relevo, grossas, ultrapassam os limites da cicatriz e normalmente acompanhadas por dor e coceira, sendo mais frequentes em negros e asiáticos. Sem o tratamento adequado, o queloide não irá regredir, podendo até mesmo evoluir para uma cicatriz ainda mais proeminente. A cicatriz hipertrófica, por outro lado, não é tão intensa, respeita os limites da cicatriz e pode regredir sozinha com o tempo, tornando-se mais plana.

Existem diversos tratamentos que diminuem a produção de colágeno e, consequentemente, ajudarão na prevenção de cicatrizes salientes, principalmente de queloides. Contudo, esses tratamentos devem ser feitos de modo preventivo, não sendo tão efetivos quando a cicatriz já está instalada. Injeções de corticoide, por outro lado, podem ser utilizadas para impedir a progressão dos queloides, podendo, em alguns casos, induzir a sua regressão. Para evitar qualquer problema de cicatrização converse com seu cirurgião plástico antes da sua cirurgia.

Dr. Tárik Nassif Cirurgia Plástica
Site: www.plasticatariknassif.com.br
Instagram: www.instagram.com/drtariknassif/
Facebook:  www.facebook.com/drtariknassif/?fref=ts
Twitter: www.twitter.com/NassifTarik
Youtube: www.youtube.com/channel/UCVzCGKvxp9KleNT8oBMv83w

Contato