Artigos

Existe Risco de rejeição da prótese: Mito ou verdade?

A rejeição é um receio comum entre muitas pessoas que desejam colocar algum tipo de prótese. Cada organismo irá reagir de uma forma diferente e, embora não seja um quadro comum, a contratura capsular (fenômeno equivocadamente associado à “rejeição”) pode acontecer.

Todas as pacientes, após a cirurgia, desenvolvem uma cápsula ao redor da prótese, uma membrana fina e macia. Contudo, em alguns casos, essa membrana se torna espessa e rígida, podendo gerar dor, deformidade e grande desconforto, situação conhecida como contratura capsular. Mas, por que isso ocorre? As causas não são muito conhecidas, embora existam teorias relacionando a contratura com a ocorrência de infecções ou hematomas.

Nos casos mais leves, é possível entrar com medicação para reverter o quadro. Entretanto, conforme a gravidade da situação, é preciso uma intervenção cirúrgica, culminando na retirada da prótese e da cápsula. Outra prótese poderá ser colocada no lugar, mas o implante será preferencialmente com revestimento de poliuretano para reduzir as chances de recorrência. Converse com seu cirurgião plástico a respeito e tire todas as suas dúvidas!

Dr. Tárik Nassif Cirurgia Plástica
Site: www.plasticatariknassif.com.br
Instagram: www.instagram.com/drtariknassif/
Facebook:  www.facebook.com/drtariknassif/?fref=ts
Twitter: www.twitter.com/NassifTarik
Youtube: www.youtube.com/channel/UCVzCGKvxp9KleNT8oBMv83w

Contato