Artigos

Fiz cirurgia plástica: Quando poderei doar sangue?

Já tive alguns pacientes que, solidários, ainda antes de realizarmos quaisquer procedimento, me perguntaram se poderiam doar sangue após a cirurgia.

Pois bem, quem realizou qualquer cirurgia plástica recentemente pode precisar esperar alguns meses para doar sangue. Isso ocorre principalmente por alguns motivos: a perda de sangue normal, que ocorre durante qualquer procedimento cirúrgico, o tipo de anestesia e a extensão da própria cirurgia.

A perda de sangue esta relacionada com o tipo de cirurgia realizada. Por exemplo, após a lipoaspiração devem-se esperar seis meses para doar sangue; já em relação aos procedimentos estéticos de pequeno porte, recomenda-se doar sangue apenas após a completa cicatrização, que pode durar um ou mais meses.

Até mesmo procedimentos minimamente invasivos, como a aplicação de toxina botulínica impossibilitam a doação de sangue por um período – no caso da toxina, são 12 meses sem poder doar sangue. Respeitando-se os períodos  recomendados e não havendo impeditivos, você poderá voltar a doar sangue normalmente. Não esqueça de mencionar a cirurgia durante a entrevista no hemocentro e sempre que tiver dúvida, converse com seu cirurgião.

_ 💡 As informações contidas neste perfil social possuem caráter informativo, portanto não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação. 😊 Dr. Tarik Nassif • Médico • CRM 129887/SP • RQE 46832.

Dr. Tárik Nassif Cirurgia Plástica
Site: www.plasticatariknassif.com.br
Instagram: www.instagram.com/drtariknassif/
Facebook:  www.facebook.com/drtariknassif/?fref=ts
Twitter: www.twitter.com/NassifTarik
Youtube: www.youtube.com/channel/UCVzCGKvxp9KleNT8oBMv83w