Artigos

Gordura subcutânea VS Gordura Visceral

A gordura na região abdominal, além da questão estética, é considerada a mais perigosa para a saúde, uma vez que aumenta o risco de ocorrência de doenças cardiovasculares. Porém, a distribuição da gordura corporal se dá em diferentes locais, individualmente, e seu acúmulo pode ser subcutâneo ou visceral.

A gordura abdominal subcutânea é aquela localizada entre a pele e os músculos abdominais, cobrindo-os, e é mais frequente em mulheres, pois um dos fatores determinantes para a sua formação é o estrogênio, hormônio feminino que favorece o acúmulo de gordura nas regiões do quadril, seios, coxas e nádegas.

Já a gordura visceral fica localizada atrás dos músculos abdominais e entre os órgãos, e costuma ser mais comum entre os homens, formando inclusive a famigerada “barriga de chope”. A gordura visceral é considerada mais grave para a saúde, uma vez que estimula o processo inflamatório dos órgãos e a liberação de substâncias chamadas adipocinas que aumentam a pressão arterial e influenciam a insulina.

A cirurgia plástica – seja lipoaspiração, abdominoplastia ou a combinação de ambas – é eficaz na remoção da gordura subcutânea, mas não é indicada em casos de gordura visceral pronunciada, uma vez que ela fica abaixo da parede muscular.

Por isso, é importante considerar uma mudança de hábitos, que passa pela reeducação alimentar e prática regular de exercícios. Converse com um especialista e saiba mais sobre os procedimentos e atitudes indicados para o seu caso!
.
.
_ 💡 As informações contidas neste perfil social possuem caráter informativo, portanto não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação. 😊 Dr. Tarik Nassif • Médico • CRM 129887/SP • RQE 46832.

Dr. Tárik Nassif Cirurgia Plástica
Site: www.plasticatariknassif.com.br
Instagram: www.instagram.com/drtariknassif/
Facebook:  www.facebook.com/drtariknassif/?fref=ts
Twitter: www.twitter.com/NassifTarik
Youtube: www.youtube.com/channel/UCVzCGKvxp9KleNT8oBMv83w