Artigos

Lipoma: O que é como identificar e quando devo procurar ajuda médica?

O lipoma é um tumor benigno, ou seja, sem a capacidade de invadir outros tecidos, composto por células de gorduras e, por serem subcutâneos, muitos podem aparecer como saliências ou nódulos na pele. Em geral o tamanho destes nódulos não ultrapassa 3cm de diâmetro, mas temos notícia de casos de nódulos com mais de 10cm.

O surgimento do lipoma deve-se principalmente à constituição genética do indivíduo, porém a ocorrência de traumas e o ganho de peso repentino parecem também favorecer o seu desenvolvimento. Não se trata de uma doença incomum: o lipoma afeta em torno de 10% da população, sendo que a grande maioria dos casos apresenta apenas um nódulo. O lipoma tem consistência sólida e ligeira movimentação ao ser tocado. Porém, essa definição também pode se aplicar ao cisto sebáceo, o que dificulta o diagnóstico diferencial sem o auxílio de um profissional especializado.

Por isso, se identificar algum nódulo em seu corpo, consulte imediatamente um médico especializado e realize os procedimentos adequados de diagnóstico. Na maioria dos casos, o lipoma não provoca prejuízo funcional e não necessita de remoção cirúrgica, apenas acompanhamento.

Caso sua presença proporcione algum desconforto estético ou até dor, uma vez que alguns lipomas podem pressionar nervos adjacentes, pode ser recomendada a retirada. A cirurgia, em geral, é um procedimento relativamente simples, feito sob anestesia local.
.
.
_ 💡 As informações contidas neste perfil social possuem caráter informativo, portanto não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação. 😊 Dr. Tarik Nassif • Médico • CRM 129887/SP • RQE 46832.

Dr. Tárik Nassif Cirurgia Plástica
Site: www.plasticatariknassif.com.br
Instagram: www.instagram.com/drtariknassif/
Facebook:  www.facebook.com/drtariknassif/?fref=ts
Twitter: www.twitter.com/NassifTarik
Youtube: www.youtube.com/channel/UCVzCGKvxp9KleNT8oBMv83w

Contato