Artigos

Mama acessória, saiba o que é

A mama acessória, ou polimastia, é caracterizada pelo excesso de tecido mamário no corpo. Tal evento pode ocorrer na linha mamária, região hemiclavicular ou na região frontal do tronco, desde as axilas (local mais comum) até próximo ao umbigo. Durante a fase embrionária, as glândulas mamárias encontram-se distribuídas em diferentes regiões do corpo, porém até a puberdade essas glândulas atrofiam, restando apenas as que ficam na região frontal do tórax.

Quando esse processo não acontece, a pessoa pode apresentar mamas acessórias. O ganho de peso, aumento dos níveis hormonais e da prolactina são alguns fatores que podem influenciar na não regressão das glândulas mamarias extras.Além do problema estético que a polimastia traz, há um risco para a saúde. Assim como os seios, as mamas acessórias também estão sujeitas ao câncer de mama. Por essa razão, o recomendado é remover esse tecido por meio de cirurgia.

O tratamento cirúrgico varia conforme o tamanho e a localização da polimastia. Quando a mama acessória é pequena, uma simples lipoaspiração pode resolver o problema. Caso contrário, recomenda-se a retirada da glândula junto com o excesso de pele. Procure um cirurgião plástico para que ele possa avaliar seu caso e indicar a melhor solução!

Dr. Tárik Nassif Cirurgia Plástica
Site: www.plasticatariknassif.com.br
Instagram: www.instagram.com/drtariknassif/
Facebook:  www.facebook.com/drtariknassif/?fref=ts
Twitter: www.twitter.com/NassifTarik
Youtube: www.youtube.com/channel/UCVzCGKvxp9KleNT8oBMv83w

Contato