Artigos

Por que álcool e Cirurgia Plástica não combinam?

Realizar uma cirurgia plástica requer uma série de cuidados antes do procedimento bem como no período de recuperação. Para não comprometer os resultados da cirurgia e prolongar o período de recuperação, é altamente recomendado suspender a ingestão de bebidas alcoólicas até mesmo 2 semanas antes e 2 semanas depois do procedimento cirúrgico. E existem boas razões para essa recomendação.

O álcool tem efeito vasodilatador, provocando inchaço do corpo. O nariz é especialmente susceptível ao inchaço, o que seria bastante indesejável após uma rinoplastia, por exemplo. O álcool interfere na função de um hormônio que atua na produção de urina pelos rins, fazendo com que a sua produção seja exagerada, levando à desidratação. A desidratação levo o organismo a aumentar a retenção hídrica (o que aumenta ainda mais o inchaço) e também leva ao ressecamento da pele, dificultando a cicatrização. Ainda, a sensibilidade à dor fica alterada, podendo tornar a recuperação bastante dolorosa.

Como o álcool altera a viscosidade do sangue, pode facilitar a ocorrência de sangramentos. Além disso, há risco de interação medicamentosa com o álcool, podendo ocorrer diminuição do efeito de alguns medicamentos bem como provocar alterações dos efeitos de outros, podendo ocasionar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, dores de cabeça, sonolência, desmaios, comprometimento da coordenação motora, problemas cardiorrespiratórios. É importante seguir com cuidado as orientações médicas para garantir resultados satisfatórios, sem complicações em sua saúde. Converse com seu cirurgião plástico.

 

Dr. Tárik Nassif Cirurgia Plástica
Site: www.plasticatariknassif.com.br
Instagram: www.instagram.com/drtariknassif/
Facebook:  www.facebook.com/drtariknassif/?fref=ts
Twitter: www.twitter.com/NassifTarik
Youtube: www.youtube.com/channel/UCVzCGKvxp9KleNT8oBMv83w

Contato