Artigos

Quanto tempo depois da cirurgia preciso retirar os pontos?

A lista de dúvidas a respeito dos pontos cirúrgicos não é pequena, e uma das mais frequentes é quando têm que ser retirados após a cirurgia. Mas calma, é preciso conter a ansiedade. Primeiro é preciso esclarecer que os cuidados na fase pós-operatória são igualmente importantes para os resultados da cirurgia, então não adianta se antecipar e querer se livrar dos pontos antes da hora certa.

Se os pontos são absorvíveis, então não é preciso retira-los, já que o próprio organismo acaba os absorvendo com o tempo. Mas para os convencionais, o tempo de retirada pode variar, em média, entre 7 a 14 dias, ou até mais. O tempo de retirada depende, por exemplo, da área operada.

Outros fatores que interferem nesse período de espera são as condições do corte, presença ou não de inflamação e infecção, capacidade de cicatrização, cuidados com a higiene do local, etc. O médico cirurgião é quem vai determinar em quantos dias os pontinhos podem ser retirados. Por isso não deixe de fazer as consultas de retorno e relatar qualquer problema.

_ 💡 As informações contidas neste perfil social possuem caráter informativo, portanto não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação. 😊 Dr. Tarik Nassif • Médico • CRM 129887/SP • RQE 46832.

 

Dr. Tárik Nassif Cirurgia Plástica
Site: www.plasticatariknassif.com.br
Instagram: www.instagram.com/drtariknassif/
Facebook:  www.facebook.com/drtariknassif/?fref=ts
Twitter: www.twitter.com/NassifTarik
Youtube: www.youtube.com/channel/UCVzCGKvxp9KleNT8oBMv83w

Contato