Ritidoplastia (Lifting de Face)

As alterações faciais ocorrem de maneira lenta e progressiva. Com a idade, o crânio fica menor, parte da gordura é absorvida, os músculos ficam mais flácidos e a pele perde a elasticidade. Por isso, podem aparecer sinais de rugas na testa, queda das sobrancelhas, excessos de pele e rugas ao redor dos olhos, queda das bochechas, acentuação do sulco entre o nariz e a boca e um excesso de pele embaixo do pescoço. As áreas de maior envelhecimento são ao redor dos olhos, boca e nariz.

A ritidoplastia é a cirurgia plástica do rejuvenescimento facial e é indicada para pessoas que apresentam envelhecimento intenso ou desproporcional à idade. O procedimento atenua os efeitos do envelhecimento corrigindo a flacidez da pele e dos músculos, além de repor volumetricamente o tecido adiposo da região através de enxertias. O resultado é uma face mais jovem, harmônica e de aparência natural. A cirurgia pode fazer com que você pareça mais jovem e melhorar a sua autoestima.

A ritidoplastia não altera os traços de expressão do paciente nem deixa seu rosto semelhante ao de algum artista ou celebridade. O objetivo do procedimento é atenuar as linhas de expressão ocasionadas pela idade, portanto, pense cuidadosamente sobre as suas expectativas antes da cirurgia e discuta-as com o cirurgião.

O resultado definitivo do lifting completo é alcançado em um período de seis meses, sendo fundamental o paciente seguir à risca as recomendações pré e pós-operatórias. A não exposição ao sol é um dos fatores determinantes no sucesso do procedimento.

Vale ressaltar que a qualidade da pele não se modifica com as trações cirúrgicas, fazendo-se necessário, em alguns casos, tratamentos complementares. Dentre eles, atualmente são de grande importância os peelings, os lasers e bisturi com ondas de alta frequência (Fraxx).

Contraindicação: A cirurgia não poderá ser realizada se o paciente estiver com suspeita de gripe, mal estar ou algum tipo de infecção; faça uso de algum tipo de anticoagulante como ácido acetilsalicílico (AAS), que deverá ser suspenso pelo menos 7-10 dias antes da cirurgia. Se for fumante, cortar o consumo de cigarros duas semanas antes da cirurgia e duas semanas após; não ingerir bebida alcoólica próximo à data da cirurgia.

Complicações: Apesar de raras, as complicações relacionadas a essa cirurgia são hematomas, infecções, cicatrizes hipertróficas ou quelóides (predisposição do paciente) e necrose (risco maior em fumantes). Anestesia: local com sedação ou geral.
Duração da cirurgia: O tempo da ritidoplastia varia conforme o número de regiões a serem tratadas na face.  Lifting Facial Total: 4 horas.  Lifting Facial da Região Temporal: 2 horas.

Tempo de internação: entre 12 -24 horas.
Pré-operatório: Realização de exames laboratoriais e suspensão do uso de medicamentos como, por exemplo, anticoagulantes.
Pós-operatório: O paciente precisará usar óculos escuros e lenço na cabeça nas primeiras semanas de pós-operatório, além de evitar a exposição excessiva ao sol, vento e frio.

Tempo de recuperação: 2 a 3 semanas.