Artigos

Devo suspender Anticoncepcional antes da Cirurgia

Antes de realizar qualquer cirurgia plástica é preciso considerar diversas variáveis que podem influenciar positiva ou negativamente nos resultados a serem alcançados. O uso de qualquer medicamento deve ser avaliado, principalmente se forem de uso contínuo, como é o caso dos anticoncepcionais. Além disso, o médico poderá pedir uma série de exames que avaliem as condições físicas do paciente para, a partir disso, decidir quais remédios devem ser suspensos.

O uso da pílula deverá ser interrompido principalmente em cirurgias de média ou longa duração. Por conter uma grande quantidade de hormônios, os anticoncepcionais influenciam diretamente no equilíbrio corporal. Uma das principais preocupações dos cirurgiões plásticos é o risco de trombose pós-cirúrgica. Os anticoncepcionais podem aumentar esse risco de 3 a 6 vezes e, por isso, é recomendada a suspensão do medicamento pelo menos 30 dias antes da cirurgia e manter suspenso por pelo menos 2 semanas após o procedimento cirúrgico.
Obviamente, em algumas situações poderá ser aberta uma exceção. Em cirurgias íntimas, por exemplo, o uso do anticoncepcional pode ser até necessário. Cada caso deve ser avaliado individualmente por um profissional qualificado. Converse com seu cirurgião, ele saberá a melhor alternativa!

Dr. Tárik Nassif Cirurgia Plástica
Site: www.plasticatariknassif.com.br
Instagram: www.instagram.com/drtariknassif/
Facebook:  www.facebook.com/drtariknassif/?fref=ts
Twitter: www.twitter.com/NassifTarik
Youtube: www.youtube.com/channel/UCVzCGKvxp9KleNT8oBMv83w

Contato