Artigos

Cirurgia plástica para queimaduras

A cirurgia plástica, como já foi dito anteriormente, não é usada apenas para fins estéticos. Pode ser uma importante ferramenta para corrigir problemas que comprometam a autoestima e saúde do paciente. As queimaduras, por exemplo, podem agredir profundamente a pele, deixando marcas, cicatrizes e manchas. A cirurgia plástica é capaz de minimizar esses problemas. Nesses casos, o procedimento mais comum é o enxerto de pele.

O tecido cutâneo, apesar da capacidade de regeneração, não consegue se recuperar totalmente dependendo do grau da queimadura e, portando, é preciso substituir a pele da região. Uma das alternativas é o autoenxerto, processo no qual a pele do próprio paciente é usada para se fazer a enxertia. Caso não haja área doadora suficiente do próprio paciente, pode-se recorrer aos aloenxertos (enxertos deriPvados de outro indivíduo). Além de reparar o dano causado pela queimadura, o enxerto é capaz de impedir o contato da região afetada com agentes infecciosos do ambiente.

Existem outros procedimentos que podem ser realizados para o tratamento de queimaduras, como o uso de substitutos cutâneos, excisões e retalhos. Cada caso deve ser avaliado cuidadosamente pelo cirurgião plástico para saber qual o tratamento mais adequado.

Dr. Tárik Nassif Cirurgia Plástica
Site: www.plasticatariknassif.com.br
Instagram: www.instagram.com/drtariknassif/
Facebook:  www.facebook.com/drtariknassif/?fref=ts
Twitter: www.twitter.com/NassifTarik
Youtube: www.youtube.com/channel/UCVzCGKvxp9KleNT8oBMv83w

Contato