Artigos

Quem sofre com queloides pode fazer Cirurgia Plástica?

A formação de queloides pode ser um grande problema e um fator preocupante ao se realizar qualquer cirurgia plástica. É natural, portanto, que pessoas com problema de cicatrização fiquem com um pé atrás na hora de optar por um procedimento cirúrgico. No entanto, a maioria das cicatrizes que chamamos de queloide, na verdade são cicatrizes hipertróficas (que podem se assemelhar ao queloide). De qualquer forma acabam preocupando quem vai se submeter a um procedimento cirúrgico e exigindo do cirurgião cuidados com o local da incisão, a técnica aplicada e o quanto de pele será removido para evitar o surgimento dessas cicatrizes.

Os cuidados pós-operatórios também são essenciais para evitar a formação de cicatrizes hipertróficas e devem ser redobrados para as pessoas com essa predisposição. O uso de malhas elásticas e fitas de silicone que comprimam a região operada podem ajudar na cicatrização. Medicamentos à base de corticoide também podem ser recomendados com essa finalidade. Além disso, evitar exposição à radiação solar evitará que as cicatrizes escureçam.

O mais importante é a avaliação do cirurgião plástico, somente ele poderá dizer se existem fatores limitantes à realização da cirurgia plástica, como doenças ou predisposição à formação de queloides. A opinião e experiência do médico serão fundamentais.

Dr. Tárik Nassif Cirurgia Plástica
Site: www.plasticatariknassif.com.br
Instagram: www.instagram.com/drtariknassif/
Facebook:  www.facebook.com/drtariknassif/?fref=ts
Twitter: www.twitter.com/NassifTarik
Youtube: www.youtube.com/channel/UCVzCGKvxp9KleNT8oBMv83w

Contato