Artigos

Como lidar com as expectativas da Cirurgia Plástica

A procura por cirurgias plásticas é, muitas vezes, impulsionada por razões psicológicas que elevam exageradamente as expectativas do paciente. Salvar o casamento, melhorar a autoestima ou simplesmente se parecer com alguma celebridade são motivos que frequentemente motivam diversas pessoas a procurarem as clínicas e consultórios. Contudo, lidar com a realidade pode não ser tão fácil para esses pacientes, que veem na cirurgia plástica uma solução mágica para todos os problemas.

Diversos problemas de saúde podem ser fatores decisivos para não realizar uma cirurgia plástica (anorexia nervosa, diabetes e distúrbios hemorrágicos, por exemplo) e, sem o acompanhamento adequado, podem passar despercebidos. Pacientes que não tenham em mente tais limitações são os mais prováveis à insatisfação que poderá acarretar em má publicidade para o médico ou clínica. 

Para evitar isso, é preciso estabelecer uma relação sólida entre paciente e médico. Explicar os procedimentos com detalhes, saber exatamente o quê e porquê o paciente deseja mudar, são tópicos fundamentais em qualquer consulta. Se por alguma razão a cirurgia não for o caminho mais seguro, o médico deverá instruir o paciente corretamente. Oferecer alternativas não invasivas, mudanças nos hábitos de vida ou prescrições de medicamentos estéticos são algumas possíveis alternativas. É preciso lidar com as expectativas de forma consciente, tanto o paciente quanto o médico!

 

Dr. Tárik Nassif Cirurgia Plástica
Site: www.plasticatariknassif.com.br
Instagram: www.instagram.com/drtariknassif/
Facebook:  www.facebook.com/drtariknassif/?fref=ts
Twitter: www.twitter.com/NassifTarik
Youtube: www.youtube.com/channel/UCVzCGKvxp9KleNT8oBMv83w

Contato