Artigos

Por que a cirurgia plástica pode ser uma questão de saúde?

Hoje em dia, há uma maior conscientização entre as pessoas de que ninguém precisa se desdobrar além dos próprios limites para alcançar padrões de beleza irreais, ultrapassados ou mesmo inatingíveis. Independentemente desse processo de aceitação, contudo, estarmos felizes com o que vemos no espelho é um ingrediente importante para uma vida mais plena e saudável.

A aparência, quando fonte de insatisfação pessoal, pode ser a porta de entrada para doenças psicoemocionais como a depressão. A cirurgia plástica pode ser determinante na restauração da saúde mental e física de certos pacientes, especialmente aqueles que nasceram com alguma deformidade ou má formação, ou que as tenham adquirido ao longo da vida, como consequência de acidentes ou doenças. Desde 2016, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece cirurgia plástica reparadora a mulheres que sofreram de violência doméstica. Os abusos físicos e psicológicos sofridos por essas pessoas, muitas vezes, acarretam em sinais e cicatrizes que as impedem de seguir adiante após o trauma.

Porém, há casos em que essas marcas podem ser tratadas por meio de cirurgia plástica, devolvendo a dignidade e autoestima das vítimas. Ao contrário do que possa parecer a partir da abordagem sensacionalista de parte da mídia sobre o assunto, a cirurgia plástica não é apenas uma questão de vaidade. Nós, cirurgiões, somos, em primeiro lugar, médicos, e nosso compromisso primordial é com a saúde e qualidade de vida de qualquer paciente. Como vai a sua?

Dr. Tárik Nassif Cirurgia Plástica
Site: www.plasticatariknassif.com.br
Instagram: www.instagram.com/drtariknassif/
Facebook:  www.facebook.com/drtariknassif/?fref=ts
Twitter: www.twitter.com/NassifTarik
Youtube: www.youtube.com/channel/UCVzCGKvxp9KleNT8oBMv83w

Contato