Artigos

Silicone na adolescência: pode ou não pode?

Com a popularização da cirurgia plástica, não é de se admirar que as pessoas busquem cada vez mais cedo realizar certos procedimentos estéticos. Um exemplo bastante comum é a mamoplastia de aumento com implante de prótese de silicone. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica mostrou que o procedimento está entre as cirurgias mais procuradas por brasileiras. Porém, há um limite de idade para realizar este tipo de cirurgia?

Do ponto de vista legal, qualquer procedimento cirúrgico antes dos 18 anos só pode ser feito com o consentimento formal dos responsáveis. Já do ponto de vista fisiológico, a idade ideal seria aquela onde as mamas já estão completamente desenvolvidas, o que pode variar, em geral, entre 15 e 18 anos. Porém, devemos analisar a idade mínima também por outra ótica, que é a do desenvolvimento psicológico da paciente.

Uma adolescente pode não possuir maturidade psicológica para entender as implicações do processo cirúrgico, e almejar o procedimento por influências externas, que podem gerar arrependimento mais tarde. O ideal é que, antes de se oficializar a intenção de levar adiante qualquer procedimento estético durante a adolescência, a própria paciente, junto aos responsáveis, converse longamente com especialistas desde o próprio cirurgião a psicólogos e ginecologistas, para avaliar a necessidade, importância e possíveis dificuldades do processo.

_ 💡 As informações contidas neste perfil social possuem caráter informativo, portanto não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação. 😊 Dr. Tarik Nassif • Médico • CRM 129887/SP • RQE 46832.

Dr. Tárik Nassif Cirurgia Plástica
Site: www.plasticatariknassif.com.br
Instagram: www.instagram.com/drtariknassif/
Facebook:  www.facebook.com/drtariknassif/?fref=ts
Twitter: www.twitter.com/NassifTarik
Youtube: www.youtube.com/channel/UCVzCGKvxp9KleNT8oBMv83w

Contato