Ninfoplastia (Correção de Hipertrofia de Pequenos LÁbios)

Responsável pela proteção da entrada vaginal, incluindo a região do clitóris e uretra, os pequenos lábios auxiliam na lubrificação e dificultam a incidência de infecções bacterianas. A hipertrofia dos pequenos lábios vaginais é caracterizada pelo aumento do tamanho dos pequenos lábios decorrente de fatores genéticos ou do uso de medicamentos e outras drogas.

É comum às mulheres que apresentam a hipertrofia dos pequenos lábios sentirem-se desconfortáveis em manter relações sexuais, prejudicam a higienização local ou, ainda, em utilizar alguns tipos de vestimentas. A ninfoplastia ou labioplastia é a cirurgia plástica íntima recomendada para estes casos.

 O procedimento é consideravelmente simples. A cirurgia é realizada nos pequenos lábios da vulva. Nela, parte da pele excedente é retirada. As suturas são feitas com fios reabsorvíveis, dando mais conforto à paciente. A cirurgia pode levar de uma a duas horas e é feita com anestesia local e sedação

A ninfoplastia está entre uma das cirurgias que mais complementam outros procedimentos cirúrgicos no momento, geralmente associados com outras cirurgias estéticas como mamoplastias e lipoesculturas.

Complicações: podem ocorrer hematomas, infecção e abertura dos pontos, porém são raras.
Anestesia: local com sedação.
Duração da cirurgia: uma a duas horas.
Tempo de internação: entre 12 e 24 horas.
Pré-operatório: realização de exames laboratoriais e suspensão do uso de medicamentos como, por exemplo, anticoagulantes.

Pós-operatório: A paciente retorna ao seu trabalho em 3 dias de pós operatório, as atividades físicas em torno de 21 dias e atividade sexual em 30 dias. Cuidados de higiene local e uso de pomadas indicadas. Evitar uso de vestimenta justas como calças e shorts no pós-operatório imediato e banhos de mar e piscina por cerca de 2 semanas. A perda de sensibilidade após a cirurgia é apenas temporária, devida ao edema no pós-operatório.