Otoplastia (Correção de Orelha em Abano)

A má formação das orelhas pode ser de origem congênita, traumática ou em decorrência de outras doenças. A alteração mais conhecida é a orelha em abano e sua correção cirúrgica denomina-se otoplastia.

A otoplastia deverá ser feita a partir dos seis anos, quando cerca de 90% do crescimento final da orelha estará completo. O tratamento precoce diminui as chances do "bullying" que as crianças podem sofrer dos amigos da escola com gozações e apelidos maldosos que deixam a criança desconfortável, insegura e constrangida.

A cirurgia é realizada através de uma incisão no sulco atrás da orelha, reposicionando as orelhas próximo à cabeça. O modelamento é feito através do enfraquecimento da cartilagem e de pontos internos para garantir o correto posicionamento.

Os resultados são bastante satisfatórios. Em geral, a partir do terceiro mês as orelhas assumem um aspecto definitivo.

Contraindicações: A cirurgia não poderá ser realizada se o paciente estiver com suspeita de gripe, mal estar ou algum tipo de infecção; faça uso de algum tipo de anticoagulante como ácido acetilsalicílico (AAS) que deverá ser suspenso pelo menos 7-10 dias antes da cirurgia. Se for fumante, cortar o consumo de cigarros duas semanas antes da cirurgia e duas semanas após; não ingerir bebida alcoólica próximo à data da cirurgia.

Complicações: Não são comuns na otoplastia, mas podem ocorrer: hematoma, infecção, abertura de pontos, recidiva da orelha em abano e problemas anestésicos.
Idade recomendada: a partir dos 6 anos.
Anestesia: local, local com sedação ou anestesia geral no caso das crianças.
Duração da cirurgia: entre 1 a 2 horas.
Tempo de internação: entre 12 e 24 horas.
Pré-operatório: realização de exames laboratoriais e suspensão do uso de medicamentos como, por exemplo, anticoagulantes.
Pós-operatório: curativo protegendo as orelhas deve ser usado por 24-48h. As orelhas precisam ser protegidas durante o sono. Será necessário o uso de uma faixa durante trinta a sessenta dias.

Tempo de recuperação: 10 a 15 dias.