Bichectomia (plÁstica das bochechas)

A bichectomia é a cirurgia que consiste na retirada total ou parcial das bolsas de gordura entre o maxilar e a mandíbula (bochechas). Estas bolsas de gordura são chamadas de “Bolas de Bichat”. A cirurgia tem como objetivo reduzir o volume do rosto através do afinamento do terço médio da face.

A bichectomia é realizada com uma incisão intraoral, ou seja, o corte é feito dentro da boca, pois a mucosa bucal tem ótima cicatrização e a cicatriz não fica aparente. O resultado será mais perceptível nos pacientes mais magros quando comparados com aqueles com o rosto mais “cheinho” pois estes possuem maior concentração de gordura facial.

Algumas vezes, a causa de um rosto mais largo também pode estar associado à hipertrofia do músculo masseter que é tratado através da injeção da toxina botulínica (Botox). O acúmulo de gordura abaixo do queixo (papada) também pode dar um aspecto arredondado à face e o tratamento consiste na  lipoaspiração dessa região.

A anestesia pode ser local com ou sem sedação. Existem algumas complicações possíveis, como em toda cirurgia (sangramento, infecção, etc.) e outras mais específicas, mas igualmente raras (lesão de nervo, lesão ducto parotídeo, assimetria, ressecção em excesso).

Anestesia: local apenas ou com sedação.
Duração da cirurgia: aproximadamente 1h.
Tempo de internação: ambulatorial ou até 12h.
Pré-operatório: realização de exames laboratoriais e suspensão do uso de medicamentos como, por exemplo, anticoagulantes.
Pós-operatório: O retorno às atividades normais em geral demora uma semana. Normalmente ocorre um inchaço na região que pode ser tratado com o uso de compressas de água fria. Indica-se consumir alimentos frios ou gelados e pastosos, evitar os quentes e ácidos. Fazer higiene oral com antisséptico bucal 2x ao dia. Não se expor ao sol ou fazer esforço físico.
Tempo de recuperação: 7 a 10 dias.